Let's Travel :)

Let's Travel :)

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Lisboa


Bandeira de Portugal
Lisboa é a capital de Portugal, tem uma população de aproximadamente 560 mil habitantes. Esta localizada na margem direita do Rio Tejo a oeste de Portugal na costa do Oceano Atlântico.

Museu da Marinha

A cidade pode ser vista muito bem em apenas três ou quatro dias e se locomover em metro e ónibus é muito fácil, ainda mais pra nos que falamos português.
A primeira impressão que tive de Lisboa foi muito boa, a cidade é totalmente limpa e muito segura. Tem ruas largas e uma arquitetura moderna. O centro histórico precisa de um pouco de restauração mas existem alguns trabalhos sendo feitos.
Fui muito bem recebido e me senti em casa, ainda mais pela semelhança da cultura. Os únicos que não são tão simpáticos são os taxistas e essa opinião não é só minha, muitas pessoas se lamentam, mas é fácil evita-los usando outros meios de transporte, porém andar em táxi custa pouco por ali.

E' interessante aprender sobre a historia de Lisboa porque encontramos diversos pontos onde a historia deles se entrelaça com a nossa. São muitos brasileiros que encontramos pelas ruas e trabalhando em lojas, padarias, bares, etc... e é sempre muito agradável conversar com alguém que é de casa.
Nas conversas que tive com alguns portugueses percebi que eles são orgulhosos de haverem descoberto o Brasil, se sentem muito ligados a nos e falam com orgulho dessa ex-colónia. Certamente eles tem muito mais consideração por nos do que nos por eles. A nossa TV é praticamente repetida ao 100% na TV deles e nossos livros são muito lidos por la.

Bom, agora falando sobre a viagem em si vou destacar alguns pontos turísticos onde fui e que realmente considero imperdiveis:

Parque Eduardo VII
Parque Eduardo VII
O meu hotel era em frente a esse parque e muitos outros hotéis se localizam nessa região, o que é perfeito porque é um otimo ponto de partida para explorar a cidade. E' uma região tranquila e o parque é muito bonito. Eu recomendo uma caminhada inciando nesse parque, descendo toda a avenida liberdade e chegando enfim à Praça do Comercio. Serão uns 4 km a pé mas vale muito a pena!



Praça do Comércio
Praça do Comercio
De frente ao Rio Tejo se encontra a Praça do Comercio, é um lugar muito bonito, calmo e que deve ser calmamente apreciado. Sentar-se de frente ao rio e sentir um pouco o vento é a minha dica... acho que fiz isso por mais de meia hora e não era só eu! rs
E' uma praça muito grande onde passam muitos ónibus e bondinhos, no sábado tinha também uma pequena feira que vendia artesanato.



Praça do Comércio

Faça como ele!
Olhar esse grande rio e os cardumes de peixe podem te fazer relaxar muito depois de uma jornada de muita caminhada. O horário ideal seria no fim da tarde pra descansar e ver o por do sol.





Centro Histórico
Centro Histórico
Essa parte de Lisboa é grande e imperdivel. O seu passeio pode começar na Baixa depois passando pelo Bairro do Chiado e andando até o Bairro Alto, mas na verdade a ordem não importa o principal é passar por todos esses lugares cheios de historias e detalhes fascinantes.
O centro histórico é repleto de bons restaurantes, lojas de souvenirs, bares, enfim, tudo aquilo que os turistas mais gostam.
Centro Histórico
Tem alguns lugares e praças que são belíssimos, a estação do Rossio deve ser visitada, o Castelo de São Jorge também.
Passear por essas ruas e ver as fachadas em azulejo é realmente fantástico e uma coisa muito, mais muito importante mesmo e que ninguém pode perder é uma boa noitada no Bairro Alto!!! E de dia o Bairro Alto é muito moderno, cheio de lojas de design, é a parte trend de Lisboa.


Belém

Torre de Belém
Belém é um capitulo a parte para quem visita Lisboa porque ali existem muitas atraçoes e devo descreve-las em modo separado porque cada uma tem uma grande importância.
A Torre de Belém é uma marco da cidade e fica as margens do Rio Tejo, ali os turistas podem entrar dentro e ir na parte superior.
O Padrão do Descobrimento é um monumento moderno e fica há aproximadamente 2 km da Torre de Belém. Atrás do monumento tem uma grande praça onde acontece alguns eventos. No dia em que estive la rolou um desfile de moda por volta das 9 da noite. Do Padrão do Descobrimento existe uma passagem subterrânea que passa por debaixo da rodovia e dos trilhos do trem e metro e que chega na praça do Mosteiro de São Jerónimo (Património Mundial - UNESCO), esse mosteiro é incrível, é uma destiçao imperdivel! E' um espaço muito grande e repleto de atraçoes. Ali estão enterrados, por exemplo, personagens como Vasco da Gama, Luís Vás de Camões, Fernando Pessoa, Don Manuel I (quem encomendou a construção do mosteiro) e outras diversas autoridades da Coroa Portuguesa. Ainda compreende o Museu da Marinha e uma belíssima igreja no seu interno. 
Mosteiro dos Jerónimos
Pertinho do Mosteiro de São Jerónimo tem um outro lugar de importância vital para quem visita Lisboa, a padaria onde são fabricados os pasteis de Belém!!! São deliciosos e não se pode conhecer Lisboa e não comer os pasteizinhos. Ah! Eles custam pouco!
Além dessas atraçoes que eu citei, em Belém existem também vários outros lugares como o Centro Cultural de Belém, o Museu Nacional de Arqueologia, o Museu da Eletricidade, Museu da Presidência da Republica, entre outros.

Outro lugar interessantissimo e muito bonito de Lisboa é a Basílica da Estrela que fica em frente ao Jardim da Estrela. O interno dessa igreja é muito belo, tem um presépio magnifico e vale muito a pena entrar la dentro para conferir. O jardim é muito bem cuidado e reduto dos moradores da região, todos eles vão ali pela manha para ler os jornais, tomar um café, jogar xadrez... é um belíssimo espaço para um passeio turístico.

Basílica  da Estrela vista do Jardim da Estrela


Outro ponto alto de uma viagem a Lisboa é visitar as instalações onde foi realizada a EXPO'98. Ali, por motivo desse evento, foram criados inúmeros espaços novos e muito modernos no agora chamado Parque das Nações entre eles se destacam o Pavilhão Atlântico, o Oceanario de Lisboa (o maior aquário do mundo), um complexo sistema de transporte publico, além de vários projetos arquitetonicos muito modernos. Vale a pena conferir!
Avenida Príncipe Perfeito

Oceanario de Lisboa



A Noite

A noite de Lisboa realmente me surpreendeu!
Fui pro Bairro Alto num sábado a noite e encontrei centenas de bares, cada um tocando a sua musica, cheia de gente dançando. O interessante é que é tudo muito concentrado, os bares são um do lado do outro e são vários quarteirões assim. Realmente a oferta de diversão noturna de Lisboa é incrível. Outro detalhe muito importante é que a bebida custa pouco! rs Então encher o caneco e rodar por todos os bares é económico!
Alguns desses estabelecimentos funcionam como discotecas, são bares, mas são fechados, no máximo pedem de €1 a €3 para entrar e ali dentro a musica é alta e todos dançam, mas a maioria não cobra nenhuma entrada.
No Bairro Alto a diversão começa um pouco antes de escurecer e vai até umas 4 da manha. Alguns lugares resistem até um pouco mais. Os dias de maior concentração de gente nas noites do Bairro Alto são sexta-fera e sábado. Quando for a Lisboa não deixe, mas não deixe mesmo de ir ao Bairro Alto a noite.

Já para as pessoas que estão interessadas em uma verdadeira balada, aquelas de durar a noite toda e ir embora as 7 da manha, o endereço é um outro e se chama Docas.
As Docas de Alcântara ficam as margens do Rio Tejo e são um aglomerado de bares, restaurantes e discotecas. São muito os pontos de diversão, basta escolher um e entrar, ou então visitar todos eles fazendo um brinde em cada um. A diversão é garantida!!! 

Cais do Sodré
Bom... Lisboa é uma cidade repleta de coisas lindas e interessantes para conhecer, esses foram os lugares onde eu fui e que gostei muito mas certamente existem tantíssimos outros lugares para ser visitados. Mas de todo jeito é uma cidade incrível e que me surpreendeu em todos os aspectos! Boas surpresas sempre, da minha chegada até a hora de partir.
Nessa foto ao lado, por exemplo, descobri esses banquinhos que tem uma árvore no meio, achei muito inteligente pela sombra que produzem e você pode gira-los de acordo com a posição do sol! Eles se encontram no Cais do Sodré, um outro lugar muito bonito e cheio de bons restaurantes.

Lisboa é trend e é uma outra dica de viagem que eu tenho orgulho em indicar, quando você for pra la ou se  já esteve nessa cidade me diga o que esta faltando no meu post e de a sua dica também.
Forte abraço a todos!


Eu em Belém as margens do Rio Tejo


                                                                                                     Tchau!



2 comentários:

  1. Hey. Muito bom o blog. Conceituado. Legal. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Paulo! To seguindo os seus também assim posso ver os novos posts. Abraço

    ResponderExcluir